Artistas em campanha para prevenção à tuberculose

Sem Título-2

Em quarto lugar na incidência de casos de tuberculose no país, a cidade de Salvador, com 2.902.927 habitantes, conta com a participação de artistas famosos em uma grande campanha para intensificar o diagnóstico precoce dessa patologia, entre os quais os componentes da banda Parangolé e a dançarina e apresentadora Scheila Carvalho. Trata-se do projeto denominado “Salvador Unida Contra Tuberculose”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) local, no qual a utilização das redes sociais é fundamental, com postagens de vídeos por meio da hashtag #tuberculosetemcura, algo semelhante a uma corrente. Por ano há, em média, 2.200 novas ocorrências da doença no município.

Dedicado ao projeto, o Programa Municipal de Combate à Tuberculose, da SMS, desenvolve trabalho de implementação das medidas de controle para detecção, acompanhamento do tratamento e cura de casos, além de fortalecer novas parcerias intra e intersetoriais de contenção da doença na capital baiana e disponibilizar acompanhamento integral em unidades básicas de saúde e num hospital de referência para tratamento de tuberculose. A doença tem tratamento e cura, e o ideal é a prevenção para que não ocorra com aplicação da vacina BCG, produzida pela Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), em crianças de zero a 4 anos. Além disso, o SUS disponibiliza gratuitamente medicamentos para o tratamento de todos os tipos da enfermidade, ministrados, geralmente, em torno de 180 dias. Contudo, cresce a preocupação pela forte incidência de pessoas que o abandonam por vários motivos.