COMUNICADO OFICIAL – FAP

Desde o dia 21 de dezembro de 2016, a Fundação Ataulpho de Paiva vem trabalhando com seriedade e rapidez para cumprir com todas as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e retomar a produção da Vacina BCG e do Imuno BCG no país. Com 116 anos de história, a FAP foi pioneira na vacinação com a BCG e no combate à tuberculose no país – a Fundação iniciou a vacinação com a BCG em 1930, por via oral, e desde 1972 produz a Vacina BCG para aplicação intradérmica.

Como forma de manter a transparência e o respeito com a população, os órgãos governamentais e a comunidade acadêmica, a FAP vai informar, através de seu site, sobre o andamento do processo e o atendimento das normas da Anvisa. O objetivo da Fundação é voltar a produzir as vacinas no menor tempo possível.

A FAP é a única produtora da Vacina BCG no Brasil e sua produção, de aproximadamente 10 milhões de doses por ano, é adquirida pelo Ministério da Saúde, para o Programa Nacional de Imunização (PNI). A produção da FAP, adquirida pelo Ministério da Saúde, atende 100% da demanda nacional. Hospitais e clínicas particulares, porém, também podem obter a BCG, através dos distribuidores credenciados.

A Fundação Ataulpho de Paiva sempre ofereceu à população produtos de qualidade. O BCG produzido pela FAP foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como estirpe (BCG Moreau RJ), em 2004, e como vacina, em 2012. A estirpe utilizada pela Fundação, a Moreau RJ, é uma das mais imunogênicas e com menor índice de reações adversas. Mais de 100 milhões de brasileiros já foram vacinados com êxito com a Vacina BCG da Fundação.

Nos próximos dias, informaremos sobre as medidas já tomadas. Estamos trabalhando com afinco para retomar a nossa produção.