O Centro de Apoio ao Tabagista – CAT, ONG carioca, divulga a entrevista concedida por Leonardo Abreu, urologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ), a Alexandre Milagres, médico pneumologista, no Programa Viva Voz Saúde, da Rádio Nossa Senhora de Copacabana (13/07/2019).
O tema do programa foram as afecções da bexiga: cistite, incontinência e urgência urinárias, e, por fim, o câncer. Abordamos os sintomas das doenças, os fatores causais, as formas de diagnóstico, os tratamentos e os prognósticos.
Tivemos também a participação, por telefone, de Luiz Roberto Castello Branco, médico imunologista clínico, diretor científico da Fundação Ataulpho de Paiva, produtora exclusiva no Brasil do Imuno BCG, uma das terapias para o tratamento do câncer superficial da bexiga.
No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, são diagnosticados 430 mil casos novos de Ca de Bexiga _ 330 mil em homens e 100.000 mil em mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se 7 mil casos em homens e 3 mil em mulheres.
Segundo o especialista, em torno de 70% dos casos o uso de tabaco é a principal causa. A genética, ser filho de pais que tiveram câncer de bexiga aumenta a chance em 2 vezes. Fumar aumenta a chance em 4. Há outros fatores de risco, mas o tabaco e a herança familiar são as principais.