Documento de criança ajuda a lembrar da bcg


DOCUMENTO DE CRIANÇA AJUDA A LEMBRAR DA BCG

Quem cuida de criança no Brasil não tem motivos para esquecer vacinas indicadas no calendário básico de vacinação como a BCG (Bacilo Calmette-Guérin) contra todas as formas de tuberculose humanas. Isso porque a Caderneta de Saúde da Criança possibilita o acompanhamento dos períodos em que devem ser tomadas e informações e orientações favoráveis ao desenvolvimento infantil desde o nascimento até os 9 anos de idade. Conforme a Portaria 452, de 6/12/1976, do Ministério da Saúde (MS), a BCG é obrigatória para menores de um ano, indicada de zero a 4 anos e preferencialmente aplicada logo após o nascimento via intradérmica.

A distribuição gratuita anual das cadernetas nas maternidades públicas ou privadas através das Secretarias de Saúde dos estados e dos municípios com mais de 200 mil habitantes cumpre o disposto na Portaria 1.058, de 4 de julho de 2005, do MS, para vigilância à saúde da criança em território nacional e entre os Estados que fazem parte do Mercosul. Essa segue a estimativa do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) para saber a quantidade exata dos documentos por local de ocorrência.

Informações e orientações para quem cuida de criança estão na primeira parte da caderneta, tais como as voltadas à saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves e prevenção de violência e acidentes. Já a segunda parte objetiva o acesso a registros anotados em lacunas por profissionais de saúde essenciais à saúde da criança, além de gráficos de crescimento, instrumentos de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro de vacinas aplicadas. Além disso, há elucidações sobre o período certo de amamentar, iniciativas quando ocorrer acidente doméstico e as indicações de vacinas.

 Clique no link para ter acesso online à caderneta: http://goo.gl/9zwNn7