Mobilização para o Dia Mundial da Tuberculose


A Stop TB internacional, da qual a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose/ Stop TB Brasil é associada, iniciou mobilização política para o Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, com base no endosso e divulgação da Declaração de Barcelona de Tuberculose, feita na 45ª Conferência Mundial Sobre Saúde Pulmonar.

A declaração, que foi assinada em 30 de outubro por parlamentares e líderes políticos de cinco continentes, está relacionada à determinação para o desenvolvimento de trabalho e ação contínuos e articulação de investimentos significativos para o combate à doença. A FAP é integrante da Stop TB Brasil, seguindo, assim, sua secular política de priorizar o fortalecimento das organizações de base comunitárias e de controle social voltadas para a saúde.

A mobilização serve para estimular a vontade política, a fim de enfrentar a tuberculose e esclarecer o papel dos parlamentares dos países que assinaram a declaração no combate à epidemia. Além da determinação para priorizar a TB nas agendas políticas de cada país, busca-se o engajamento dos políticos para que mais parlamentares assinem a declaração, e sensibilizar as lideranças políticas para garantir o fim da epidemia dentro de uma geração.

Assinada por representantes do Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, África do Sul, Quênia, Índia e Tanzânia, a declaração ressalta um novo modelo de pesquisa e desenvolvimento no combate à tuberculose, a introdução de novos medicamentos contra a doença, a promoção de diagnósticos e vacinas e o fácil acesso a tratamentos inovadores.

Instância colegiada, de caráter propositivo, consultivo e de mobilização social, a Stop TB Brasil busca promover a prevenção e o controle da tuberculose e da co-infecção TB/HIV.  Isso se dá através de esforços conjuntos e articulados de Organizações Governamentais e Não Governamentais, entidades públicas e privadas, instituições de pesquisa, sociedade civil organizada, entre outros.