Uso da BCG sem dúvidas


bmg sem duvidas

O estresse do misto de felicidade e preocupação natural no período de nascimento pode gerar dúvidas nas mães quanto a melhor forma de cuidar da saúde do bebê, entre as quais relacionadas à aplicação da vacina BCG contra  tuberculose. O Manual de Normas para o Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde (MS) orienta que sua aplicação ocorra em dose única logo no nascimento nas maternidades. Tem indicação para crianças de 0 a 4 anos. A partir da Portaria 452 do MS, tornou-se obrigatória até um ano para crianças acima de dois quilos. Em pesagens menores deve se esperar atingir o peso ideal ou um mês de idade. Seu uso é intradérmico no braço direito do bebê. O MS a disponibiliza gratuitamente.

Dá para perceber se a vacina surtiu efeito ao observar a existência de mancha avermelhada e uma área mais endurecida, o que costuma ocorrer na primeira ou segunda semana posterior. De três a quatro semanas surge uma ferida com secreção e depois uma crosta no local e de seis a 12 semanas cicatriz. Não há necessidade de curativo e a higienização continua normalmente, mas qualquer dúvida quanto à demora no processo de cicatrização aconselha-se consultar pediatra.

Passados seis meses, se não tiver marca provavelmente deve se seguir a recomendação do MS e solicitar em algum posto de saúde ou clínica a repetição da dose. Algo que acontece em menos de 2% das crianças. Um teste chamado PPD ou teste tuberculínico possibilita saber se há essa necessidade ou se a criança já teve contato com a bactéria. Em 72 horas pode se saber o resultado.

Se a mãe tiver casos na família de imunodeficiências congênitas ou perdeu algum filho novo por causa de infecção ou causa desconhecida, deve esperar e recorrer a um pediatra.

A qualidade da vacina BCG tem referência mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a meningite tuberculosa e formas pulmonares e disseminadas da doença. É uma vacina muito antiga produzida pela FAP com um mínimo de reações indesejáveis. A maioria delas não necessita de tratamento.