Ajuda aos países vulneráveis à tuberculose


brics2

 O compromisso firmado, em dezembro de 2014, pelo grupo de países emergentes conhecido como Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – prevê o acesso gratuito a esses produtos tanto nesse grupo como nos países que têm baixa renda. Espera-se que 90% das pessoas nesse universo se tratem com sucesso.

Os países do Brics a serem beneficiados com o plano correspondem a 50% dos casos notificados da doença, e, conforme dados da OMS, 80% dos casos de tuberculose concentram-se em 22 países. Assim, fica mais viável o sucesso em relação às metas globais pós-2015 para a redução dos casos de tuberculose multirresistente, contando para isso com a promoção do desenvolvimento tecnológico e o respaldo às iniciativas multilaterais de saúde.

Única produtora da vacina BCG no país, com 15 milhões de doses ao ano, a FAP apoia integralmente essa iniciativa, e avançou muito em relação ao acesso dos brasileiros ao produto, que previne a tuberculose. Por fazer parte do calendário de vacinação dentro do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a BCG é oferecida gratuitamente à população e tem sua distribuição garantida a todos os brasileiros, independentemente das limitações geográficas de um país com dimensões continentais.