Apelo da OMS ao mundo


apelo da oms

A OMS difundiu carta aberta à população de apelo à “solidariedade e ação global” em relação à estratégia de 20 anos para o fim da epidemia global de tuberculose (TB). A meta é a prevenção, atendimento e controle da doença até 2035, de acordo com o que foi decidido pelos governos em 2014 na Assembleia Mundial da Saúde, a fim de obter redução da mortalidade em 95% e da incidência da doença em 90% “ou para menos de dez casos por cem mil habitantes.

Os pontos considerados para isso são a prevenção da TB para todos os necessitados, políticas ousadas e sistemas de apoio, intensificação da pesquisa e inovação. O diagnóstico mais rápido para multiplicar os tratamentos e a participação dos Estados para a implementação de projetos que tratem de forma mais aprofundada o mal figuram entre os planos.

Já em 2020 está prevista a supressão de custos catastróficos médicos e não médicos para pacientes com TB e suas famílias, por meio de mecanismos de proteção financeira facilitados. A estratégia também define como fundamentais resolver as carências de recursos em US$ 2 bilhões por ano para as intervenções de TB e US$ 1,39 bilhão para pesquisas TB.

A tuberculose, transmitida pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, atinge mais de 8 milhões de pessoas no mundo e mata em torno de 1,5 milhão delas a cada ano. É uma doença prevenível e curável, por isso mesmo a OMS considera inaceitável o número alto de mortes por causa da doença, embora as taxas de mortalidade estejam diminuindo desde 1990: menos 45% na média global. A entidade espera que esse ano a redução chegue a 50%.  Desde 2000, mais de 37 milhões de vidas foram salvas graças a diagnóstico prévio e tratamento efetivo.