De forma inédita, uma campanha publicitária mundial de saúde pública utiliza o mito universal do pânico infantil em relação a vacinas e a roupas brancas associadas por elas aos médicos para motivar o acesso das crianças à saúde. O inusitado já começa pelo slogan: “Faça uma criança chorar. Salve-lhe a vida”, com uma sucessão de imagens e fotos de crianças chorando compulsivamente nos momentos em que são submetidas a tratamentos em postos de atendimento, hospitais e clínicas. Para isso já ocorrem as veiculações de filmes (vídeo-cases) em vários idiomas, mídia impressa e quatro cartazes para mostrar o tormento de crianças atendidas por profissionais da Associação Médicos do Mundo, com sede na França e presente em diversos países, sobretudo na Europa.
A campanha foi criada pela agência publicitária DDB Paris com o intuito de ser veiculada globalmente, a começar pelos 60 países onde a associação atua. Argentina, Canadá, Portugal, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Holanda e Suíça já começaram a vê-la. Outras possibilidades para conhecer o trabalho e se informar estão no site makeachildcry.com e na hashtag #make a childcry. Uma das principais preocupações da campanha refere-se a crianças apavoradas atendidas em lugares de conflito, temendo inclusive pessoas que nunca viram.
Fundada na França em 1980 após assistência médica a 2.564 refugiados vietnamitas que estavam à deriva no Mar da China, a associação Médicos do Mundo conta com o trabalho de voluntários para ajudar populações vulneráveis em muitos países. Atuou, por exemplo, em diversas crises dos anos 80, como no Afeganistão, El Salvador e Armênia, em 1990 na ex-Iugoslávia, Somália, Ruanda, Burundi, Zaire, Irã, Kosovo, Turquia, Timor-Leste e Tchetchénia) e em 2000 nos territórios palestinos, Marrocos, Costa do Marfim, Congo, Zimbábue, Libéria, Haiti, Sudão, Indonésia e Líbano. Segundo a organização, o medo infantil que as crianças têm de injeções, instrumentos médicos e medicamentos é universal, mas algo necessário para a saúde e o bem-estar infantil muitas vezes negligenciado.
Assista um dos spots televisivos da campanha em: https://goo.gl/eyXAtl