Capacitação profissional em workshop


versão 1

Um workshop sobre o tema “Risco Biológico” ministrado pela The Developing Countries Vaccine Manufatures Network (DCVMN) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dias 14 e 15 de maio, contribuiu para a capacitação de oito profissionais de nível superior da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) que trabalham com a vacina BCG.

O treinamento ocorreu no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), no bairro de Manguinhos, Zona Norte do Rio, e ficou centrado na garantia de qualidade, produção, controle de qualidade e pesquisa.

Segundo Márcia Medeiros, responsável pela garantia de qualidade na FAP, a possibilidade da troca de informações e a dinâmica que é utilizada pelos palestrantes do DCVMN permite que todos participem e se tornem elementos multiplicadores do conhecimento adquirido para os demais colaboradores da FAP.

Além da capacitação dos profissionais que trabalham com vacina, há o intercâmbio entre os diversos laboratórios produtores nacionais e internacionais. “O tema ‘Risco Biológico’ é de grande importância tanto para as indústrias quanto para os profissionais que trabalham nos postos de saúde e clínicas manipulando produtos imunobiológicos”, salientou Marcia.

O DCVMN existe desde 2000 e é uma aliança internacional de fabricantes de vacinas que promove a cooperação internacional entre as indústrias desses produtos nos países em desenvolvimento, para proteger as pessoas contra doenças infecciosas, através da melhoria da disponibilidade de vacinas de alta qualidade a nível mundial.

Essa rede fortalece os fabricantes através da prestação de informação e programas profissionais de treinamento, melhorias tecnológicas, inovadoras investigações e desenvolvimentos de vacinas, iniciativas de incentivo de transferência de tecnologias e educação do público sobre a disponibilidade segura, efetiva e acessível de vacinas para todas as pessoas.

Ao longo dos anos, a rede cresceu e alcança hoje 44 fabricantes de vacinas em 16 países e territórios, produzindo e fornecendo 40 tipos delas em diversas apresentações e usando uma variedade de plataformas de tecnologia em torno de 200 produtos. Quase 40 são pré-qualificados pela World Health Organization (WHO).