Difundir o melhor para a saúde


Foto - Matéria Difundir o melhor para a saúde

        A comunicação em saúde é uma estratégia para democratizar o acesso às informações do setor, o que contribui para a tomada de decisões coletivas e a promoção, prevenção e educação em saúde. Isso se dá por meio da interação e troca de informações entre instituições, comunidades e cidadãos, tendo os meios de comunicação social como vitais para que sejam eficazes.

         Ao contrário do que possa parecer, não é algo simples como apenas a passagem de informação de emissor para receptor. Requer planejamento estratégico e técnicas apuradas de comunicação, com um trato muito bem esmiuçado de assuntos específicos, linguagem de acordo com cada situação e ferramenta tecnológica a ser utilizada.

     De nada adianta as novas tecnologias se não forem bem providas tanto em qualidade do conteúdo quanto em acessibilidade, a fim de que cada vez mais pessoas tenham conhecimentos sobre a vida saudável. Portanto, além de comunicar, é necessário entender o que se comunica.

        Os profissionais de comunicação têm papel importante no desafio de abordar e divulgar a saúde, sobretudo pela necessidade de mais educação e prevenção eficazes. A questão é antiga, pois durante muito tempo os esforços para melhorar os padrões globais de saúde se davam apenas em campanhas de prevenção, algumas de extrema importância como as contra a tuberculose, através das quais a Fundação Ataulpho de Paiva vem contribuindo historicamente para os avanços da comunicação como insumo fundamental da saúde.