FAP comemora 116 anos reunindo colaboradores

Tema do evento lembrou os Jogos Olímpicos: o atleta mais importante do nosso time é você

festa1

Para comemorar os 116 anos de sua criação, celebrados no último dia 4 de agosto, a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) realizou na segunda-feira, dia 8, uma festa com seus colaboradores para celebrar a data. Com o tema “O atleta mais importante do nosso time é você”, em referência aos Jogos Olímpicos do Rio, a FAP distribuiu para a seus colaboradores, diretores e parceiros 350 medalhas de chocolate. A Fundação, que leva o nome de seu presidente perpétuo, é a única fabricante da BCG, a vacina contra a tuberculose, no país, atendendo 100% da demanda nacional.

O aniversário de mais de um século será marcado, principalmente, pela inauguração da nova fábrica, em Xerém, no município de Duque de Caxias. A nova fábrica vai iniciar suas atividades pela transição das áreas de embalagem e expedição, o que deve ocorrer ainda em 2016.

Um dos líderes do projeto Xerém, Diego Machado, 43 anos, é assessor de planejamento e controle de produção. Há 18 anos na Fundação, o farmacêutico acredita que, com o novo laboratório, a empresa poderá alcançar a excelência em qualidade. “Em todos estes anos, a empresa já mudou muito. No final da década de 1990, por exemplo, não tínhamos um conceito forte de qualidade. Hoje, a gente busca se aperfeiçoar e evoluir tecnicamente”, afirma Machado. Um dos principais motivos da mudança é, segundo ele, responder às exigências da Anvisa.

festa2

Integrantes da equipe de Machado, Rafaela Costa, 34 anos, e Jacqueline Schettine, 43 anos, são responsáveis pela compra de materiais e equipamentos, além do acompanhamento da adequação do projeto às boas práticas de fabricação (BPF). “A mudança das áreas de embalagem e expedição é o primeiro passo para que a gente consiga transferir efetivamente a produção da empresa para a nova fábrica”, diz Jacqueline, que foi estagiária da empresa há 18 anos e voltou ano passado, depois de ficar 14 anos afastada. “A expectativa é aumentar o volume de produção, mantendo o nível de qualidade alto”, avalia Rafaela.

festa3

História secular

As atividades da FAP são baseadas em produção, pesquisa e assistência social, mantendo vivos os ideais de médicos e intelectuais que fundaram, em 1900, a Liga Brasileira Contra a Tuberculose. Nesses 116 anos, a instituição criou os primeiros dispensários no Rio de Janeiro – prestando atendimento médico gratuitamente –, além de serviços de assistência domiciliar. Com a inauguração da Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose pelo governo federal, em 1920, a Liga comprometeu-se com a produção da BCG, liderando a produção da vacina no Brasil.

Michel Gravino, 25 anos, é do setor de esterilização e lavagem de ampolas. Ele entrou para a Fundação como aprendiz, na área de Recursos Humanos (RH), quando tinha apenas 15 anos. “A FAP foi meu primeiro emprego. Eu cresci aqui dentro e agora só saio se me mandarem embora”, brinca.

festa4

Bárbara Moraes, 26 anos, também começou cedo na instituição. Assistente de produção, ela trabalha há sete anos na empresa. “Eu comecei no setor de embalagem, que é totalmente diferente do trabalho que realizo hoje. Por isso, posso dizer que aprendi muita coisa”, diz. Hoje, Bárbara cursa Farmácia na UNISUAM.

festa5