Tuberculose e HIV – Uma combinação muito perigosa


essa

A combinação do bacilo da tuberculose (TB) Mycrobacterium tuberculosis com o HIV tem sido a maior causa de óbitos no mundo (25%) das pessoas portadoras da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Ambos se desenvolvem de formas mais aceleradas e graves quando atuam juntos, já que o organismo fica enfraquecido devido ao ataque do vírus às células de defesa e, paralelamente, o bacilo acentua a perda imunológica oriunda do aumento da replicação do vírus. No mundo, 13% dos novos casos de tuberculose ocorreram em portadores do HIV (2011).

De acordo com dados de 2011 do Relatório Global de Controle da Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS), a possibilidade de seres humanos portadores de HIV / Aids (PVHA) ficarem com tuberculose (TB) é 21 a 34 vezes maior do que os sem a infecção.

No Brasil, essa coinfecção também aparece como a maior causa de morte em pacientes com Aids. Segundo o Ministério da Saúde, em 2011 ocorreram no país 71 mil novos casos de TB, incidência de 37,1/100 mil habitantes. Desses, aproximadamente 60% receberam o resultado do teste anti-HIV (Brasil, 2012a; IBGE, 2012). A taxa de coinfecção TB / HIV no Brasil chegou a 9,9% e a de letalidade a 6%.

A doença se apresenta de maneira atípica na combinação TB / HIV com diversos sintomas, cujo diagnóstico pode ficar mais complicado. Há casos, por exemplo, nos quais os pacientes ficam somente com febre ou dores de cabeça. Por tanta complexidade, indica-se a investigação de TB em todas as consultas de PVHA, sempre atenta a seus quatro principais sintomas: tosse, febre, suor noturno e emagrecimento.

Teste rápido

Entre as intervenções indicadas pelo Ministério da Saúde para controle da coinfecção TB-HIV, figura a ampliação do diagnóstico oportuno do HIV por meio da testagem rápida. O diagnóstico precoce da tuberculose, o tratamento da TB ativa e da infecção latente e o início oportuno da terapia antirretroviral também fazem parte das recomendações do ministério. Para as pessoas em tratamento de tuberculose, aconselha-se a que se submetam logo ao teste de HIV.

Os Serviços de Atendimento Especializado (SAE) são os locais preferenciais para o cuidado das pessoas que apresentam a coinfecção tuberculose / HIV. Em casos de resistência do bacilo aos medicamentos básicos para tuberculose e/ou efeitos colaterais graves, deve haver o encaminhamento do paciente a um centro de referência para tratamento dessa doença.