Vacinação com a BCG é obrigatória para crianças

postvacina1

A vacina BCG, para combater a tuberculose, é obrigatória para crianças com menos de um ano no Brasil. De acordo com o Manual de Normas para o Controle de Tuberculose, devem ser vacinados nas maternidades. O BCG é indicado para crianças de 0 a 4 anos. Deve-se vacinar as crianças o mais rápido que puder, se possível logo após o nascimento, desde que o bebê tenha peso igual ou superior a dois quilos e boas condições clínicas.

A vacina BCG pode ser aplicada em qualquer idade, mas o grau de proteção é menor. A Fundação Ataulho de Paiva é a única produtora do medicamento no Brasil e o BCG Moreau, produzido pela instituição, foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) após ter sido estudado em 16 laboratórios certificados. A vacina BCG é referência mundial e serve para combater a tuberculose por meio da ativação do sistema imunológico.

Composta pelo bacilo de Calmette&Guérin, a estirpe brasileira utilizada na vacina BCG é considerada uma das mais imunogênicas dentre as 12 estirpes vacinais atualmente em uso, o que resulta numa maior capacidade do agente biológico estimular a resposta imune no hospedeiro conforme as características desse agente. A BCG produzida pela FAP tem poucos efeitos adversos e proteção bastante elevada para as crianças que recebem a vacina.