Alimentação saudável é aliada na prevenção da tuberculose

alimentacaoblog

A alimentação é muito importante na prevenção da tuberculose. Uma pessoa saudável tem menor possibilidade de contrair a doença. Vale destacar que existem outras medidas que ajudam a evitar a enfermidade, como conviver em ambientes bem ventilados, limpos e em condições sanitárias adequadas, além de ter medidas básicas de higiene. Mas uma boa alimentação é importante.

Para os bebês, nada melhor que o aleitamento materno. Ele é fundamental para a defesa contra infecções, na fisiologia e no desenvolvimento cognitivo e emocional. A amamentação, principalmente a exclusiva – leite materno como única fonte de alimentação durante os primeiros seis meses de vida –, tem reduzido as mortes de crianças menores de 5 anos no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam o aleitamento materno por seis meses e complementado até os dois anos ou mais por alimentos como sopas, papas, entre outros.

Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais. Frutas e verduras devem complementar uma dieta saudável.