Preventório Rainha Dona Amélia


Inaugurado em 1927 na Ilha de Paquetá, o Preventório Rainha Dona Amélia foi inicialmente criado com o objetivo de isolar os filhos de portadores de tuberculose que viviam em más condições de higiene e com desnutrição.

Hoje, a instituição presta serviços de proteção social básica a crianças de 2 a 12 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo a convivência e o fortalecimento de vínculos com os familiares.

As crianças são periodicamente avaliadas por médicos, realizam exames e tem acesso aos medicamentos que se fazem necessários. Além do serviço médico-odontológico, são desenvolvidas atividades educacionais, recreativas, musical, nutricional e religiosas, contando com uma equipe de profissionais multidisciplinar.

Além do atendimento infantil direto, são realizadas visitas domiciliares para conhecimento da realidade em que as crianças se encontram inseridas. A FAP também mantém articulação com outras instituições parceiras, ampliando assim, o número de crianças atendidas nos hospitais com os quais o Preventório mantém parceria. Graças a essa ampliação, consegue-se realizar exames de alta complexidade.

Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7:30h às 16:30h, com assistência às famílias da comunidade local.

Endereço: Rua Cerqueira, 16 – Ilha de Paquetá, RJ.