BCG é vacina de referência mundial

tuberculose - foto matéria

O BCG Moreau, produzido pela Fundação Ataulpho de Paiva, no Rio de Janeiro, foi reconhecido pela OMS após ter sido estudado em 16 laboratórios certificados por essa entidade. Esse medicamento de referência mundial serve para combater a meningite tuberculosa e formas pulmonares e disseminadas da doença, por meio da ativação do sistema imunológico através de vacina.  Composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, a estirpe brasileira utilizada na vacina é considerada uma das mais imunogênicas dentre as 12 estirpes vacinais atualmente em uso, que consiste na capacidade do agente biológico estimular a resposta imune no hospedeiro conforme as características desse agente. Tem menos efeitos adversos e proteção bastante elevada.

A vacina BCG serve para a imunização prévia do indivíduo contra a infecção provocada pela Mycrobacterium tuberculosis, agente da tuberculose. Isso favorece a que o organismo possa responder de forma rápida e eficiente ao primeiro contato com o agente infeccioso. É produzida a partir da cepa Moreau RJ, bactérias da tuberculose bovinas vivas Mycobacterium bovis com virulência atenuada, contendo também glutamato de sódio. Em 1978, a FAP consolidou o uso intradérmico da vacina BCG liofilizada, com solução de cloreto de sódio e completa homogeneização, que já vinha sendo usada desde 1972. No ano seguinte, o Brasil abandonou o tratamento com a vacina via oral.


Vacina obrigatória

Normalmente, a vacina BCG é dada a recém-nascidos, que, de acordo com o Manual de Normas para o Controle de Tuberculose, devem ser vacinados nas maternidades. No Brasil, o BCG é indicado para crianças de 0 a 4 anos e, de acordo com a Portaria 452 do Ministério da Saúde, de 6/12/1976, é obrigatório para menores de um ano. Deve-se vacinar o mais precocemente possível, de preferência logo após o nascimento, desde que tenham peso igual ou superior a dois quilos e boas condições clínicas. Indivíduos de qualquer idade podem ser vacinados, embora haja menor grau de proteção.