Caderneta de Vacinação tem orientação sobre BCG

vacinablog

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país, para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é atualizar a vacinação de crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos. A orientação para a vacinação com a BCG, contra a tuberculose, está presente em todas as cadernetas. A campanha segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos em todo o Brasil.

A vacinação com a BCG (Bacilo Calmette-Guérin), contra todas as formas de tuberculose humanas deve ser feita, preferencialmente, ao nascer e é obrigatória para crianças menores de um ano – a vacina BCG também pode ser aplicada até 4 anos de idade. Essas e outras informações estão na caderneta de vacinação, que possibilita o acompanhamento dos períodos em que devem ser tomadas as vacinas e tem informações e orientações favoráveis ao desenvolvimento infantil desde o nascimento até os 9 anos de idade.

A distribuição gratuita anual das cadernetas é feita nas maternidades públicas ou privadas, através das Secretarias de Saúde dos estados e dos municípios com mais de 200 mil habitantes. Informações e orientações para quem cuida de criança estão na primeira parte da caderneta, tais como as voltadas à saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves e prevenção de violência e acidentes.

Já a segunda parte da caderneta dá acesso a registros feitos por profissionais de saúde e que essenciais à saúde da criança, além de gráficos de crescimento, instrumentos de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro de vacinas aplicadas. Há, também, elucidações sobre o período certo de amamentar, iniciativas quando ocorrer acidente doméstico e as indicações de vacinas.