FAP participa de encontro anual da DCVMN na Argentina

banner_agm2016

A Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) vai participar, de 24 a 27 de outubro, do Encontro Anual da DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network). O evento, que terá como tema “Vacinas, moldando a saúde global”, será realizado no Hotel Intercontinental de Buenos Aires. Entre os participantes estarão representantes do da Organização Mundial de Saúde, do UNICEF, da Organização Panamericana de Saúde, do Ministério da Saúde da Argentina e de organizações como a Fundação Bill e Melinda Gates.

Do Brasil, além da FAP, estarão representantes do Bio-Manguinhos (Fiocruz) e do Instituto Butantan. “Será mais uma chance incrível de aprendizado, como foi o workshop da DCVMN que a Fundação Ataulpho de Paiva organizou no Rio de Janeiro. Estarão reunidos fabricantes de vacinas dos mais variados níveis e representantes de instituições voltadas à melhoria da saúde em todo o mundo”, explica o diretor-científico da FAP, Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco, que participará do evento.

No fim de maio e no início de junho, a DCVMN realizou o workshop “Sistemas críticos e estudos clínicos: água, ar e auditorias”. A organização do evento foi feita pela Fundação Ataulpho de Paiva. Durante cinco dias, profissionais de Brasil, Argentina, México, Cuba e outros países da América Latina, além de representantes da DCVM e outras instituições mundiais, participaram de treinamentos e capacitações sobre melhorias no processo de produção de vacinas.

Workshop da DCVMN organizado pela FAP no Rio de Janeiro

Workshop da DCVMN organizado pela FAP no Rio de Janeiro

DCVMN e FAP

A DCVMN é uma organização voluntária de fabricantes de vacinas de países em desenvolvimento que busca oferecer um consistente fornecimento de vacinas de alta qualidade e que sejam acessíveis de forma a proteger a população contra doenças infecciosas, conhecidas e emergentes, em todo o mundo. A organização tem 45 fabricantes de vacinas de 16 países, que oferecem 40 tipos de vacina em diferentes apresentações e plataformas, totalizando cerca de 200 produtos. Entre eles estão vacinas contra a tuberculose, febre tifóide e febre amarela, além de outras enfermidades.

A Fundação Ataulpho de Paiva integra o DCVMN. A FAP é a única fabricante da vacina BCG no Brasil, que imuniza contra a tuberculose. A compra e a distribuição da maior parte de sua produção é feita pelo Ministério da Saúde. A BCG pode ser encontrada em postos de saúde em todo o país, além de clínicas de vacinação particulares.