No estado de Vera Cruz, México, começa a se tornar tradição evento que reúne centenas de motociclistas com o intuito de ajudar a conscientizar a população local e de lugares próximos sobre a necessidade de novos aliados para combatê-la. Trata-se da “Rodada Por La Tuberculosis Vera Cruz”, na qual participam de 150 a 500 pilotos, que percorrem diversas cidades, como Córdoba, Orizaba e Fortín, e ao final realizam congraçamento, inspirados no lema: “Façamos ruído, a tuberculose existe”.
A última rodada aconteceu em 24 de outubro de 2015, e a Secretaria de Saúde do Estado de Vera Cruz, que a organiza, almeja estendê-la para todo o país, já a partir de março de 2016. Para se inscrever, cada participante entrega um quilo de alimento não perecível para os pacientes de tuberculose. Entre os apoiadores, estão os moto clubes de Vera Cruz.
Vera Cruz ocupa o sétimo lugar no México por incidência em tuberculose pulmonar e o terceiro lugar nacional em mortalidade por todas as formas de tuberculose. A taxa de mortalidade devido à enfermidade diminuiu em 77% entre 1990 e 2011, e em 2013 se obteve êxito de tratamento de 87,8%. No ano seguinte, foram registrados 2,131 novos casos de todos os tipos da doença.