Mulher vence tuberculose e vira tema de livro

5

Disponível aqui para download, o livro “A face humana da tuberculose” “Nada sobre nós sem nós” remete à realidade de quantas mulheres acabam abandonadas, discriminadas e ‘pisoteadas’ por terem tuberculose, a ponto de abandonarem ou nem começarem tratamento. A história discorre sobre a vida de uma moradora da comunidade da Rocinha, segunda maior da América Latina com cerca de 70 mil moradores, segundo o Censo de 2010, que só fica atrás de Ceilândia, em Brasília (398.374). 


O texto é do escritor José do Vale Pinheiro Feitosa, as fotografias de Miguel Aiub e a apresentação do coordenador do Observatório Tuberculose Brasil (Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) / Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) / Fiocruz) e secretário executivo da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose – Stop TB Brasil, psicólogo Carlos Basilia. Conforme ele, obras do gênero ajudam a aumentar a visibilidade sobre as condições sociais, econômicas e culturais facilitadoras da tuberculose no contexto da pobreza e desigualdades. 

Por toda a sua trajetória de quem sofreu e quase morreu, mas conseguiu dar uma guinada em sua vida, Rita de Cássia Vieira Smith inspirou a realização da obra. Essa começa a descrevê-la pelos impasses logo na infância, desde a vinda de sua mãe de Aracaju para a comunidade até o eterno desencontro em relação ao pai. Atuante militante política e voluntária de uma das associações de moradores da Rocinha, ela passou a ter sua vida desgovernada pelo uso descontrolado de álcool e drogas, agravado depois do distanciamento de sua filha, que a levou a deixar de comer normalmente. 

O enfraquecimento de Rita deu margem à tuberculose ativa, a qual chegou a tratar com remédios, porém deixou de lado e continuou a se alimentar muito mal, pois destinava boa parte de comida para o seu filho. Com o apoio dele e de amigos, Rita chegou à cura após tratamento no Hospital Miguel Couto, complementado no Centro de Saúde da Gávea, ambos na Zona Sul do Rio.

Link para download do livro: https://goo.gl/nQesAF