Rainha Dona Amélia comemora Dia das Crianças com visita a parque ambiental




Trenzinho

Outubro foi inteiramente dedicado às homenageadas do mês, no Preventório Rainha Dona Amélia, unidade de ação social da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP). No dia 10 de outubro, as crianças ganharam uma festa, no Parque Natural Municipal Darke de Mattos, na Ilha de Paquetá (RJ). Situado ao final da Praia José Bonifácio e dotado de árvores centenárias, o parque é uma das maravilhas da ilha, onde beleza, romantismo e meio ambiente caminham juntos. Em contato com essa paisagem, cerca de 50 crianças de dois a quatro anos de idade se divertiram, além de desenvolver a criatividade e o respeito pela natureza.

“É bom que as crianças saiam da sala de aula para que se relacionem com outros espaços. Isso permite que nós façamos outros exercícios e brincadeiras, incentivando a imaginação delas”, destacou Helen Madeira, coordenadora da Instituição.

Para Márcia Soares, que há três anos trabalha na instituição, passeios como esse são importantes na medida em que estimulam crianças a brincar e a entrar em contato umas com as outras fora da sala de aula. Duda e Rafael entenderam o recado e não paravam de fazer amizades, enchendo bexigas ou confeccionando “bolos de chocolate” com montinhos de terra.

Enquanto giravam bambolês, pintavam desenhos, pulavam corda e, enfileirados, faziam seu “trenzinho”, o aparelho de som tocava músicas infantis, como as do Balão Mágico e as do Castelo Rá-Tim-Bum, que fizeram a alegria de muita gente durante as décadas de 80 e 90.

Balão

 

DudaA falante Larissa, de três anos, encontrou em pedacinhos de cipó pulseiras para adornar seu pulso e de suas amigas. Miguel, também com três anos, por sua vez, observou atentamente o telhado para não perder de vista o “coelhinho da Páscoa”. Em outro canto do parque, o pula-pula instalado especialmente para o dia estava disputadíssimo: todo mundo queria ser passarinho.

Durante o dia, foram servidas quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e, para fechar com chave de ouro, um bolo de chocolate, presente dos amigos que o Preventório tem pela ilha; e sacolinhas surpresa. A visita ao Parque Natural Municipal Darke de Mattos contou com o apoio de quatro guardas municipais que fizeram a segurança do evento, além, é claro, de brincarem com os pequeninos. A agenda de comemorações pelo Dia das Crianças incluiu ainda uma visita ao Zoológico do Rio de Janeiro.

 

 

 

Pula-Pula